terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia dos Namorados...


O que faz com que um homem e uma mulher se encontrem no tempo? Olhares que se olham, atração de sentimentos e corpos, a   natureza do ser convidando a amar?

Dia dos namorados nos oferece o pensamento sobre o que é o amor entre duas pessoas que se escolhem. Esse buscar alguém para viver a vida que a gente quer viver menos só. Olhar com o olhar do outro  e olhar com o nosso desejo.

Querer encontrar o outro, beijar sua mão, sua vida, seguir com ele seus passos. Encontrar-se e desencontrar-se na vontade de acertar.  Fazer do encontro abertura para o amor que a gente quer edificar.

Um homem e uma mulher, o feminino e o masculino em busca de integração.  Força da natureza a buscar conexão. Inventamos o amor ou o amor nos reinventa? 

A paixão fisga seres no tempo. Apaixonar-se torna o encontro ideal e anima a vida. Buscamos a construção com o outro, mais fácil olhar o mundo a dois, cuidar do outro e se deixar ser cuidado. Amor das histórias, dos romances, amor dos encontros, amor das palavras. 

Lembrando Rubem Alves, quando o fogo do amor carnal cessar, que as palavras possam continuar acendendo a chama do desejo de permanecer. Que não só  de sexo vivam os amores. Mas de toda palavra que venha do coração e do desejo de fazer o outro e a si mais feliz.

A comunicação é vital para o amor, mas é fonte de mal entendidos também. Resta a vontade de compreender. Ler a palavra e o gesto. Desejos e encontros. Projetos a dois. Construção de caminhos por trilhar.

Não é fácil viver a vida juntos sem olhar cada um para si e um para o outro. Manter nossa individualidade e respeitar a do outro. Mente quem diz que temos que ser um em dois. Mente quem diz que existe um final feliz para sempre... o amor é construção, é dor, é alegria, é desilusão e fantasia. Amar é razão e emoção; não pode ser só razão. Nem só emoção.

Proposta de namorar é pedido de caminho a dois, é pedido de companhia, de água que molha a planta para crescer. Para florir. É encontro da  intimidade, sentir o gosto do outro. O cheiro do outro. A palavra e o silêncio.

Namorados eternos são os dos contos de fada. Somos seres reais, nessa busca do outro em nossa vida. Os príncipes e princesas nos reinos encantados moram em nós, mas o encanto pode acontecer sem ser na fantasia somente. Há o encontro de momentos, de olhares, de sussurros. De verdades. De tristezas. De histórias no tempo.

Colocamos no outro nossas expectativas, nossa necessidade da completude. Queremos que o outro nos faça feliz, e nos esquecemos de que essa busca é individual. Mas nada mal termos quem nos ajude a buscar, a nos motivar para nossas conquistas. Quem nos dá a liberdade de buscar e a oportunidade de compartilhar os motivos que nos impulsionam a continuar.

Os poetas cantam o amor, idealizam as relações, nos cantam e  encantam em nós o desejo do outro, de ser no outro.

Nosso primeiro olhar para o que acontece entre um homem e uma mulher está registrado em nós, em algum lugar de nossas memórias. Um desejo de integração ficou registrado. O jeito que fomos cuidados lá nos nossos primeiros anos de vida, o entendimento da importância de uma relação na nossa vida, a importância do outro para que pudéssemos ser. A função daquele que tem um significado importante e vital fica em nós para sempre.

Queremos amar um outro ideal, queremos ser reconhecidos pelo outro, conhecer o outro. Amar o outro em nós e nos sentir amados. 

Dia dos namorados convida a momentos de intimidade,  de compartilhar, de brindar os encontros, a amar o outro sonhado em nós, a fazer história.

A pensar nesse tipo de amor ou de conexão que nos trouxe à vida. Somos quem somos porque duas pessoas se encontraram no tempo, somos resultado de duas vidas e de muitas que passaram por nós em inter-relação.

Feliz dia dos namorados!

Dulce Braz.
 junho de 2012.

4 comentários:

  1. Queria dizer alguma coisa que fugisse ao clichê,porém receio não ter nada que expresse meus sentimentos ao acabar de ler esse texto ,que não exclama-lo ...Que lindo!Que texto verdadeiramente emocionante .Parabéns Dulce Braz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelly, obrigada, obrigada! Feliz em poder fazer essa interação com você!

      Excluir
  2. Excelente o texto! Possivel a busca a dois!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Fábio Caporali pela leitura e apreciação! Beijo, querido!

    ResponderExcluir